sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O Guardião de Memórias


Kim Edwards
Ed Sextante - 361 páginas


Escolhas. Fazemos escolhas a todo momento: que roupa vestir? Que caminho tomar? O que comer no almoço de hoje? A maioria é inofensiva (eu acho!) mas existem aquelas que têm uma repercussão muito maior e afeta a vida de outras pessoas e é nesse sentido que o tema desse livro se desenvolve.
Um médico ortopedista (Dr David Henry), ao fazer o parto dos filhos gêmeos de sua esposa (Norah), decide entregar para adoção a menina (Phoebe) que nasceu com Síndrome de Down. Num primeiro momento, até parece a trama daquela “novela das oito”, mas a semelhança para por aí.
A enfermeira, Carolina Gill, encarregada de se livrar da menina em um abrigo especial, decide ficar com ela ao se chocar com o ambiente da instituição.
O pai vai viver com essa culpa pelo resto da vida e tentará registrar os momentos felizes e fugazes numa máquina fotográfica (a "guardiã de memórias"). As fotos, aliás, acabam por virar uma obsessão e ele constrói um muro ao seu redor, impedindo que a esposa e o filho (Paul) desenvolvam um relacionamento familiar saudável.
A autora intercala a narração do crescimento das duas crianças em suas respectivas famílias e as consequências que aquela escolha de David trouxe para as vidas de cada um.

Vale a pena a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário