quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Não nascemos prontos! Provocações Filosóficas

Mario Sérgio Cortella
Vozes - 134 páginas


"estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento." (página 12)


O filósofo e educador Cortella nos presenteia com 31 pensatas sobre temas diversos: satisfação, felicidade, tempo, esperança, tristeza, resignação, nostalgia, tecnologia, sabedoria, destino, entre outros.


O objetivo não é chegar a uma conclusão, mas questionar o que se pensa. É indagar os porquês. É fazer com que cada um perceba que a vida se faz a cada dia, que ninguém está pronto.


"Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo."


Enquanto estamos vivos, que tal cuidar das coisas que verdadeiramente são importantes?


"E se fosse isso perder a vida: fazermos a nós próprios as perguntas essenciais um pouco tarde demais?" Gilbert Cesbron


" O tempo não é só passagem; é, também, esgotamento, restando para muitos apenas alguns horizontes de perplexidade tardia."


Mas podemos gastar o tempo com o ócio?


"Ócio não é falta do que fazer, mas possibilidade de, nas condições apresentadas, fazer a escolha lúdica do que se deseja sem constrangimento ou compulsoriedade."


Ao discorrer sobre a amizade, ele separa as que ocorrem por força das circunstâncias e as reais:


"...poucas são as relações interpessoais que fogem ao utilitarismo das afetividades simuladas. Cada vez mais temos amizades fugazes, com data de validade restrita."


"a felicidade de um amigo deleita-nos, enriquece-nos, não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque não existe." Jean Cocteau


Mas, e a felicidade, é possível ser feliz?


Ao citar Beda, ele diz: "...o sucesso está na generosidade mental (ensinar o que se sabe), na honestidade moral (praticar o que se ensina), na humildade inteligente (perguntar o que se ignora)."


Dica: se você acha que no dia que conquistar seus sonhos será feliz e estará satisfeito, nem leia esse livro. A acomodação não combina com a busca ininterrupta do procurar saber mais, sonhar mais, viver mais.


Viver é buscar, com esperança.


"Esperançar é se levantar, é ir atrás, é construir, é não desistir, é levar adiante, é juntar-se com outros para fazer de outro modo."


Afinal, quem fica parado é poste, né Zé Simão?


Boa leitura!

4 comentários:

  1. Gosto muito dos livros de Mário Sérgio Cortella e, esse é um dos livros seus que mais aprecio. Gostaria de um dia, se possível, ter uma audiência particular com este estupendo autor.
    De: André José Cardoso Canda, licenciando em Ciências de Educação, no curso de Pedagogia pela Escola Superior Pedagógica do Bengo- Angola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,
      que alegria receber seu comentário!
      Gosto muito do Cortella e também gostaria de conhecê-lo pessoalmente um dia.
      Um grande abraço e... passe sempre por aqui!

      Excluir
  2. Conheci o Cortella pessoalmente em uma palestra que deu aqui em Brasília na CAIXA Cultural. Ele é muito simpático e divertido. Puro carisma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino, Valery!
      Já tive algumas oportunidades de vê-lo falando em público, mas nunca deu certo de assistir. Uma hora, se Deus quiser, vai dar!
      beijos

      Excluir