quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Melhores Contos de Lygia Fagundes Telles

Coletânea elaborada por Eduardo Portella 
Global Edital - 175 páginas.

Ganhei de um amigo essa obra há poucos meses e a devorei em algumas horas!


Trata-se de uma coletânea de contos (quem me conhece já sabe que, ao lado das crônicas e poesias, é um dos meus gêneros literários favoritos!) desta autora maravilhosa (que, para quem desconhece, é formada em Direito e Educação Física pela USP, além de ser Membro da Academia Brasileira de Letras).


Existem contos que tratam de ciúmes (como o do marido pela jovem esposa em “As Pérolas) e da vida difícil – em todos os sentidos – daqueles que lutam pela família e para ser feliz e a vida só lhe dá bordoadas (como em “A Confissão de Leontina”, narrada em primeira pessoa e o mais longo conto da obra).


A morte aparece aqui e acolá, como no destino dos velhinhos em “A Presença” e do pai em “Antes do Baile Verde”, ou nos presságios e sonhos em “A Mão no ombro”. Pode ser imaginária, como em “A Caçada”, que mistura o real e o imaginário, a vida e o sonho; ou ser sugerida, como em “A Estrutura da Bolha de Sabão” e em “Herbarium”, que tem a delicadeza de fazer brotar da terra e das plantas a poesia que o amor empresta à vida (mesmo que ela seja breve!).
Além disso, a autora nos surpreende ao contar em um parágrafo de 6 (isso mesmo, seis!) páginas a história de amor (e porque não, de obstinação) de uma jovem cabeleireira que apesar de desprezada, luta até envelhecer por aquele que acredita ser o grande amor de sua vida.


Ah, só mais uma curiosidade: Li um desses contos (“As formigas”), na época do colégio, o qual me marcou profundamente, pois fiquei extremamente assustada! Ao contar a história de duas jovens que vão morar em um sótão, que possui um caixote com ossos de um anão, a autora mostra o mistério que há nas inocentes formigas que passeiam pelo local à noite. Até aí, nada de mais se EU não passasse as minhas férias no interior de SP e não dormisse sobre um porão barulhento, numa casa antiga com mil e um tipos de insetos passeando pelo quarto à noite! Traumas da infância...


Enfim, a beleza da vida, a sucessão de problemas que o ser humano enfrenta e a perspectiva de que um dia tudo acaba são tratados de forma sutil, por vezes melancólica e poética por Lygia F Telles nessa coletânea.


Boa leitura!

3 comentários:

  1. nóssaa...eu curtí demaiss o site ainda mais pq tem os meus livros prefiridoss..tipo:"o caçador de pipas"..o leão a feiticeira e o guarda-roupa."e etc..ameii....
    rsrs
    sou uma estudante de 15 anos..adoroo leitura...
    =)e escrita;)vou ser advogada ..rs..ano q vem eu fasco faculdade pq eu entri antes na escola..imagine com 16 anos faculdade??pois é!!
    ameii..mesmoo..sou da religião cristã protestante..(presbiteriana)moro em paulínia sp
    meu email é:brunynha_hgarota10@hotmail.com..me add lá!!
    Bjoo paula..fuii

    ResponderExcluir
  2. bela paula: parabéns pelo ótimo gosto ao recomendar a fantástica Lygia em seu blog... ah, como o mundo carece de pessoas como você...

    andrezaofloyd78@hotmail.com

    ResponderExcluir