quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O Amor nos Tempos do Cólera

Gabriel García Márquez
Ed Record – 429 páginas

Como já havia lido “Cem Anos de Solidão” do autor, tinha uma idéia do que iria ler: um romance com pitadas de humor e fantasia. E assim foi! Mas ler García Márquez é sempre um prazer, especialmente porque ele cria personagens que ganham vida própria com os detalhes das descrições físicas e psicológicas.
Aqui temos a história de Florentino Ariza, apaixonado pela mesma mulher, Fermina Daza, por mais de meio século. Ele a conhece quando ela ainda era uma estudante colegial e após um “namoro” exaustivo por correspondência durante 2 anos, decidem se casar.
Ariza é um homem solitário, que transforma em versos todo seu amor e passa noites em claro escrevendo cartas de páginas incontáveis; é um ser que sofre e come flores; que não se cansa de tentar interpretar os sinais da sua “deusa coroada”; que faz serenatas com seu violino pensando na direção do vento, para que o som chegue suave aos ouvidos da amada.
Tudo isso seria maravilhoso se não surgisse um 3º personagem, o Dr Juvenal Urbino, jovem médico, que acaba por desposar a bela Fermina. A partir daí, o autor passa a narrar a vida de cada um e a obsessão de Ariza por Daza ao longo dos anos.


Por fim, é um livro que aborda da primeira à última página, um tema universal: o amor.

Vale a pena a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário