sábado, 14 de fevereiro de 2009

O Fantasma da Ópera

Gaston Leroux (1868-1927),
Ed Ediouro - 254 páginas.

Há uns 3 anos fui assistir ao musical do Fantasma da Ópera no Teatro Abril e, em seguida, li a obra que originou ao famoso espetáculo de Andrew Lloyd Weber. Eis minhas considerações:

Primeiro: a peça é muito boa, os atores são excelentes e tudo é muito preciso, sincronizado e dinâmico.
Estava super curiosa para saber se afinal, o lustre caía ou não, na famosa cena do teatro e ele... caiu mesmo!

Segundo: o musical reúne os elementos básicos da trama, mas não entra nos detalhes da obra, elimina e condensa características de alguns personagens, e por fim não deixa claro o final do Fantasma. Mas, por outro lado, as músicas são lindas (especialmente a minha favorita: “All I Ask of You”) e o tom, perfeito em cada cena. Curiosidade: a peça estreou em Londres em 1986 e ficou 16 anos em cartaz. Em 1987 chegou na Broadway, onde está até hoje.

Para quem não conhece, a trama gira em torno de um fantasma que assombra o Teatro da Ópera de Paris e se apaixona pela cantora Christine Daaé. Temperamental, ele faz uma série de exigências aos diretores do teatro, como um pagamento mensal e a reserva de um camarote só para ele. Exige também que Christine interprete um musical no lugar da protagonista, do contrário, desastres iriam acontecer!
Christine, por sua vez, se deixa encantar pelo Anjo da Música, que a ensina a trabalhar sua voz e a se destacar nas apresentações. Aos poucos, porém, ela vai conhecendo o lado macabro desse “anjo”, principalmente quando se apaixona pelo visconde de Chagny, Raoul, e percebe que suas vidas correm sério risco de morte.




É interessante mas um pouco sombrio...arrisque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário