quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A Cidade do Sol

Khaled Hosseini
Ed Nova Fronteira - 367 páginas

Interessei-me por esse livro por ser do mesmo autor do maravilhoso O Caçador de Pipas e vi que, mais uma vez, não desperdicei meu tempo com a leitura. A trama conta a história de vida de 2 mulheres: Mariam e Laila.
Mariam passou seus primeiros 15 anos de vida nos arredores de Herat, Afeganistão, com a mãe, morando num casebre miserável, à espera das visitas semanais do pai.


Laila, por sua vez, cresceu em Cabul com os pais e, até certo momento, com os irmãos mais velhos. Era feliz e tinha 2 amigas inseparáveis (Giti e Hasina), além do melhor amigo, Tariq, vizinho dois anos mais velho, que havia perdido uma perna em uma das inúmeras minas terrestres, camufladas na região.
Mariam é dada em casamento a um viúvo, muito mais velho, e aprende desde cedo o que é ser humilhada em silêncio.
Laila descobre que está apaixonada por Tariq, assim que ele se muda com a família para outra cidade.
Um dia, o destino dessas mulheres se cruzam e o autor aproveita para denunciar todo tipo de abuso que as mulheres afegãs enfrentam diariamente caladas e submissas (seja ao marido, pai, irmão ou ao governo).


Mais que um romance de ficção, esse livro aborda como a crueldade humana se mascara sob a forma de leis e costumes, legitimando a tortura e a morte em todo um país.



Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário