sábado, 9 de abril de 2011

O outro pé da sereia

Mia Couto
Companhia das Letras - 331 páginas

"O encantamento é uma casa que tem o silêncio por teto." (pág 227)

Encantada, essa é a palavra que melhor define meu estado de espírito ao ler essa obra, presente de um grande amigo poeta.

Resumir a história é reduzir o sentimento que o livro desperta, mas vamos lá:

Mwadia Malunga é casada com Zero Madzero e vive em Antigamente, local desabitado e ermo de algum lugar de Moçambique. Um dia, o casal encontra a imagem de uma santa às margens do Rio Mussengui. Orientada pelo curandeiro local, Mwadia parte para sua cidade natal (Vila Longe) para achar uma "moradia" adequada à santa.

A viagem de Mwadia, as lembranças, as histórias do povoado e de sua família são recheadas de lirismo, poesia, fantasia.

O estilo de escrita por ora nos lembra Gabriel Garcia Márquez, especialmente nos sonhos e devaneios dos personagens, no modo de filosofar e no comportamento inusitado dos protagonistas. Aqui também um personagem come flores, tal qual Florentino Ariza em "O Amor dos Tempos do Cólera", mas com outra finalidade.

Além da história de Mwadia, nos dia atuais, Mia intercala os capítulos com a história da viagem missionária de D. Gonçalo da Silveira, em janeiro de 1560, de Goa (ìndia) à Monomotapa (Moçambique). O objetivo dele e do padre que o acompanha era converter o imperador ao cristianismo. Na nau também havia uma santa (seria a mesma encontrada anos depois?) e escravos. Muita coisa, aliás, acontece nos dias em que ficam em alto mar.

Enfim, não é uma obra para se ler às pressas, querendo achar sentido em tudo, mas para se ler com calma e com a alma, aproveitando cada gota de lirismo e poesia.

Boa leitura e ...boa viagem!

"A viagem não começa quando se percorrem distâncias, mas quando se atravessam as nossas fronteiras interiores." (pág 65)

2 comentários:

  1. Ana,

    Mia Couto é, pra mim, o maior depois de Neruda.

    Pra mim, pra mim.

    Um abraço,

    Laion

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, amigo, por me apresentar a esse grande mestre dos segredos da alma e do coração!
    Abs
    : )

    ResponderExcluir