terça-feira, 19 de abril de 2011

Não me abandone jamais

Kazuo Ishiguro
Companhia das Letras - 344 páginas

"...é preciso ter em mente que, naquela fase da vida, qualquer lugar além de Hailsham era, para nós, uma terra de fantasia; tínhamos uma noção muito vaga do mundo exterior e do que era ou não era possível lá fora." (pág 85)

Três adolescentes cresceram em Hailsham, na Inglaterra dos anos 90, com uma missão que eles próprios desconheciam. Seus nomes: Ruth, Tommy e Kathy.

As travessuras, as descobertas, a relação com os amigos e com os professores (chamados de guardiões) são narradas por Kathy, já adulta, agora uma "cuidadora".

Não é possível falar mais da trama sob o risco de estragar a surpresa do livro, mas posso dizer que aborda um tema delicado, de uma forma tocante. Será que, um dia, essa ficção pode se tornar real? Frio na barriga.

A tradução não ajuda muito, usa palavras que destoam do contexto e termos não muito usados no cotidiano ("de modo que" é uma constante, chega a irritar!), mas não compromete o interesse pela trama.

Enfim, trata-se de uma leitura comovente, que fará cada um pensar no rumo desse mundo.

Boa leitura!

p.s. Sei que saiu um filme, mas ainda não tive a oportunidade de ver para tecer comparações:

2 comentários:

  1. Ana, o Rafael Bunese me repassou esse link. Dei uma lida e vi que você escreve muito bem! Parabéns pelo texto, tem um ritmo legal, consegue ser simples e inteligente.

    Infelizmente não li nenhum desses livros que aparecem entre as 1as páginas, mas tinha assistido o filme deste e ficado curioso sobre o material original, realmente parece bem interessante.

    Vou passar a visitar sempre.
    Bjs
    Diego (SKY)

    ResponderExcluir
  2. Di,
    que alegria ter sua visita por aqui!
    Apareça mais vezes e fique à vontade para comentar :)
    bjos
    Ana

    ResponderExcluir