sábado, 23 de janeiro de 2010

Persuasão


Jane Austen
Ed Landmark – Edição Bi
língue - 205 páginas


Se você quer ler um bom romance inglês, do início do século XIX, encontrou!


A famosa autora de “Orgulho e Preconceito” e “Razão e Sensibilidade”, criou uma linda história de amor entre Anne Elliot (meiga, educada, amável e de família tradicional) e Frederick Wentworth (educado, cortês, pobre e sem perspectiva de ascenção imediata).

O resultado já dá para prever: a família dela se opõe ao romance e a persuade a renunciá-lo, o que é feito com muita dor para os dois lados.


A família de Anne é composta pelo pai, sr Walter, baronete decadente que precisa alugar sua bela propriedade em Kellynch para sobreviver; Elizabeth, a irmã mais velha e voluntariosa; e Mary, irmã caçula, que é casada e se mostra insegura e instável com tudo e todos. Por fim, podemos adicionar também Lady Russel, uma quase “segunda mãe”, já que se afeiçoou a ela quando a mãe de Anne morreu, na pré adolescência das meninas.


Mais de 7 anos se passam até que o destino os coloca frente a frente de novo. Anne está com 28 anos, hospedada na casa de Mary para ajudá-la em uma de suas crises de insegurança, enquanto o pai e Elizabeth vão para o balneário de Bath procurar uma casa para ficar e providenciar a mudança. A propriedade de Kellynch foi alugada para os Croft e o irmão da Sra Croft é ninguém mais que Frederick, agora em situação financeira bem melhor. Ele reaparece e começa a cortejar Louisa Musgrove, cunhadade sua irmã. Por outro lado, um primo de Anne começa se interessar por ela, que fica inclinada a corresponder.


Porém, algo de inesperado acontece e a chama do amor entre os dois é reavivada e posta à prova: o amor iria resistir àquele intervalo tão grande? Haveria resquícios de dor e mágoas?


É para ler e suspirar em cada página...

Boa leitura!

Um comentário:

  1. Muito Obrigado pelas palavra minha cara. e Bom saber que pessoas compartilham de um mesmo pensamento que o meu . Vlw mesmo =)

    ResponderExcluir