sábado, 30 de janeiro de 2010

O Ladrão de Raios


Rick Riordan
(Intrínseca - 387 páginas)


Imagine um menino que descobre que tem poderes especiais e vai parar num "acampamento" próprio para crianças como ele. Imagine que ele tenha um amigo atrapalhado e uma amiga metida a sabichona e que, juntos, vão enfrentar monstros e desafiar seres superiores. Ah, claro que ele vai ter a ajuda de uma varinha, ops, canetinha mágica e a orientação de um diretor bondoso.

Não, não estou falando de Harry Potter, mas de Percy Jackson, o garoto meio-sangue, filho de um deus grego e de uma mortal. A analogia com a trama do bruxinho é inevitável , querendo ou não...
O autor cria uma trama em que os deuses gregos não apenas existiram mas...ainda estão vivos e atuantes na nossa era. Além disso, continuam a procriar com mortais e brigam uns com os outros. Nesse universo, não poderiam faltar, claro, os demais personagens míticos, como o minotauro, a medusa, os sátiros, os centauros, entre outros.
A trama do livro gira em torno do sumiço do raio-mestre de Zeus e a missão de Percy em recuperá-lo. Para isso, ele parte rumo ao Mundo Inferior, atrás de Hades, e passa por muitos apuros com seus amigos inseparáveis ( Annabeth, a sabichona e Grover, o sátiro atrapalhado).
É um livro gostoso de ler, mas ele não tem a riqueza de detalhes das obras de J K Rowling, sem falar que os dilemas são resolvidos rapidamente e o desenrolar da história se torna, de certa forma, previsível.
De qualque forma, dá para se divertir, enquanto o filme não estreia nas telonas.

Boa leitura!


Um comentário:

  1. Oi, Paula.

    Gostei do blog.
    Você também gosta de ler: que maravilha!

    Beijos.

    ResponderExcluir