sexta-feira, 31 de julho de 2015

Se eu ficar

Gayle Forman
Novo Conceito - 224 páginas

"Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você." (página 159)

Mia é uma garota de 17 anos que tem uma vida pacata e feliz. Diferentemente de seus pais que curtem rock, ela prefere música clássica e toca violoncelo. Seu irmão caçula, Teddy, é seu xodó e todos vivem em harmonia no Oregon. O namorado, Adam, tem uma banda e, com a fama recente, tem viajado bastante para fazer shows.

Numa manhã de neve com as aulas suspensas, a família decide visitar um casal de amigos. No caminho, um caminhão invade a pista e pega o carro que viajavam em cheio.
O problema é que Mia se vê fora do corpo que sofreu o trauma e não sabe o que fazer. Aos poucos, ela vai tomando consciência do que aconteceu e se desespera: como sair daquela situação? Como voltar? Aliás, será que vale a pena lutar pra viver?

Intercalando os momentos do hospital com as lembranças de Mia, vamos conhecendo sua vida, seus sonhos, suas amizades, seus medos e dilemas. Tudo o que uma adolescente que está prestes a entrar numa faculdade pensa, sente ou faz.

O livro tem aquele mote de dor e sofrimento tão em moda entre os adolescentes, depois do sucesso de A Culpa é das Estrelas. Quanto mais tragédia, morte e dor, maior a garantia de sucesso da obra/filme.

Só senti falta de um ingrediente na obra: sentimento. Dá pra acreditar? A forma como a Mia-fantasma encara o acidente é chocante. Ela descreve o que aconteceu, como viu mas de uma forma fria, distante, como se fosse algo corriqueiro.

Depois, assisti ao filme e achei que resolveram um pouco essa questão, mas mesmo assim esse aspecto ficou a desejar, considerando o mote da obra.

De qualquer forma, se você quer entender o que seus filhos e sobrinhos adolescentes curtem, comece por aí.

Boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário