quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Primeiro Amor

Ivan Turguêniev (1818 - 1883)
L&PM Pocket - 102 páginas

"...eu desfrutava tanto a minha inesperada felicidade que começava até a sentir medo (...) Parecia-me que já não poderia pedir mais nada ao destino..." (página 61)

Impossível não se reconhecer nos sentimentos e temores do jovem Vladimir Petróvitch, de 16 anos, que se vê apaixonado pela primeira vez por sua vizinha, Zinaída Alexándrovna, de 21, filha de uma velha princesa decadente.

"Meu coração palpitava aos pulos; eu estava envergonhado e alegre: sentia uma perturbação inédita."

Como era muito bonita, a jovem atraía vários pretendentes e fazia joguinhos
para atrai-los. Aquele que ganhasse, podia beijar suas mãos ou receber algum outro tipo de recompensa.

Zinaída via Vladimir como um garoto, mas falava que o amava. Ele, por sua vez, não entendia bem o porquê daquele tipo de comportamento, mas se contentava em estar sempre por perto, mesmo que fosse disputando sua atenção.

Um dia, ele percebe que ela mudou: estaria finalmente apaixonada? Mas, por quem?

Não podemos comparar Turguêniev com seus conterrâneos Tolstói e Destoiévski (aliás, seus desafetos e meus autores favoritos), mas vale a pena conhecer essa obra. O final vale cada lágrima que você vai derramar.

Boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário