quinta-feira, 17 de maio de 2012

A visita cruel do tempo

Jennifer Egan
Intrínseca - 335 páginas

"...estou sempre feliz. É que às vezes eu esqueço." (página 11)

Imagine uma trama que se passa entre a década de 70 e um futuro próximo, permeia a vida de alguns personagens e é narrada por vozes distintas em lugares e tempos distintos.

O desafio de cada um dos 13 capítulos é descobrir sobre quem está se falando e...quando! Ora pode ser uma amiga de Bennie, um empresário do ramo musical, ora pode ser a filha de uma das protagonistas. Mas também pode ser um interlocutor neutro. 

Sasha é cleptomaníaca, mas trabalha para Bennie, que é casado com Sthepanie, a qual é irmã de Jules - um repórter de celebridades que comete um tremendo deslize. Ops, Bennie é casado com outra pessoa...mas em outro tempo. Ele tem um filho, quer dizer, mais tarde tem uma filha com a segunda mulher também.

La Doll é mãe de Lulu e já foi chefe de Sthephanie, mas sua vida muda após ser relações públicas de um tirano homicida.

Ficamos sabendo ainda de Jocelyn, Scotty, Bosco, Rhea, Lou, Charlie, Rolph, Rob, Kitty, Drew... a lista é extensa e, de certo modo, a vida de todos de entrelaçam em algum momento.

As perspectivas mudam, as coisas acontecem, os sonhos da juventude são atropelados pela realidade, a amizade de um grupo se dilui, a essência da vida muda...
São transformações pessoais, metamorfoses e grandes sacadas no meio de cada fragmento dos relatos da vida.

Imperdiível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário