sábado, 31 de dezembro de 2011

Um Dia

David Nicholls
Intrínseca - 411 páginas

"...àquela altura os dois já haviam caído na frustrante familiaridade da amizade..." (página 31)

Quem nunca se apaixonou por um grande amigo e, de repente, ficou frustrado com a situação?

Aliás, que situação delicada esta: tentar arriscar algo mais e perder aquela amizade deliciosa ou deixar como está e sofrer com as consequências?

É por aí que se desenrola a trama de Emma e Dexter. Ou
Dex e Em. Em e Dex. Tanto faz.

Na noite de formatura, em 15 de julho de 1988, eles dormem juntos, se divertem muito e criam, de cara, um sentimento enorme um pelo outro. Seria amor? Um gostar muito? Mas, não engatam nenhum namoro, já que a amizade chega primeiro...

A partir daí, vemos o que acontece com eles em cada 15 de julho: os encontros e desencontros, os momentos que fogem, os momentos que voltam, as situações felizes que compartilham e as adversas... tudo de uma forma bem humorada e até sarcástica, em algumas vezes.

Impossível não se reconhecer em várias situações e rir em voz alta. Acontece. E, quando você pensa que o final chegou, aguarde. Tem muita coisa pra rolar, incluindo as lágrimas.

Trata-se de um romance moderno, gostoso de ler, difícil de largar, que vai provocar recordações intensas (ou quase) de fases da sua vida. Ah vai.

Boa leitura!

p.s ainda não assisti ao filme, baseado na obra, que está em cartaz nos cinemas, mas pelas cenas do trailer, entrega muito da trama. Por isso, não veja se pretende ler sem saber algo mais...

4 comentários:

  1. Aninha, gostei do livro, embora o final tenha me deixado bastante decepcionado. Achei bem incoerente e até um pouco apelativo. De qualquer forma, o livro prende bastante a atenção e tem o humor britânico, que tanto admiro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Di,
    não esperava aquele final também. Mas, de certa forma, entendi o recado do autor.
    Agora quero assistir ao filme e ver na tela como Emma e Dex se comportam :)
    tks pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Oi Paulinha! Parabéns pelo conteúdo relevante do seu blog, adorei! Esse livro "Um Dia", já estou querendo ler só com a prévia que você deixou aqui rs... Confesso que prefiro ir ao cinema assistir, mas algumas versões na película realmente meio que "derrubam" o conteúdo do livro por resumir demais o enredo, às vezes cortando alguns detalhes saborosos e imperdíveis na versão escrita. Foi o caso de "O Morro dos Ventos Uivantes" cuja adaptação para o cinema, embora bem montada com Juliette Binoche e Ralph Fienes, ocultou muitos momentos marcantes e intensos do livro de Emily Brontë.

    Bem, adorei o blog, estou ficando por aqui e te convido a conhecer o meu também, caso goste, fique por lá;)
    Abraço!

    Bruno

    ResponderExcluir
  4. Bruno,

    Obrigada pela visita e pelas palavras!
    Amei o livroe estou com medo de me decepcionar com o filme - o que ocorre na maioria das vezes. A exceção foi para a trilogia do Senhor dos Anéis, muito bem feita para o cinema.
    Quanto ao livro de Brontë, li há anos e me marcou muito. Vou ver se faço uma resenha em breve dele também.
    bjos e...pode deixar que visitarei seu blog :)

    ResponderExcluir