sábado, 24 de dezembro de 2011

A elegância do ouriço

Muriel Barbery
Companhia das Letras - 350 páginas

O que significa essa "elegância do ouriço"?
É alguém que "...por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas (...) dentro é tão simplesmente requintada quanto aos ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolentes, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes." (página 152)

Essa é a descrição que Paloma Josse, uma garota superinteligente de 12 anos, faz da sra Reneé, a zeladora do prédio onde mora.

Toda a trama se passa no número 7 da Rue de Grenelle, prédio luxuoso, onde moram famílias ricas e tradicionais. O vai e vem de cada morador, as manias e a rotina do prédio é narrada ora por Reneé, ora por Paloma.

Reneé é a zeladora (concierge) de 54 anos, que trabalha lá há quase 30. Viúva, mora com seu gato Leon e esconde sua erudição sob uma capa de pessoa ranzinza e bronca.

Paloma é uma estudante que decide se matar em breve. Não suporta as frivolidades da irmã e da mãe, nem as atitudes do pai. A vida para ela não tem sentido.

Um dia, porém, um novo morador se instala no prédio e faz brotar no coração dessas mulheres algo novo e admirável. Algo poético...

Contar mais vai entregar o melhor do livro.

O final é de uma beleza absurda e faz chorar até o mais durão dos corações.

Boa leitura!

"Pois existe distração mais nobre, existe mais distraída companhia, existe mais delicioso transe do que a literatura?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário