quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A psicanálise dos contos de fadas

Bruno Bettelheim
Editora Paz e Terra - 437 páginas

"Cada conto de fadas é um espelho mágico que reflete alguns aspectos de nosso mundo interno e dos passos exigidos por nossa evolução da imaturidade à maturidade."

A primeira vez que me deparei com esse livro foi na faculdade, para fazer um trabalho. Achei bárbaro mas, devido ao tempo (na verdade, à falta dele!), só li os capítulos que interessavam para a pesquisa.

Então, quando há alguns meses um amigo perguntou se eu queria lê-lo, abri aquele sorriso: "Claro!"

A premissa desse livro é que, apesar da simplicidade dos contos de fadas, cada um trabalha aspectos emocionais e psicológicos da criança, de uma forma lúdica e especial.

As histórias modernas, na concepção do autor, evitam problemas existenciais, são "seguras". Já os contos de fadas confrontam a criança com "as dificuldades humanas básicas" : o complexo edipiano (não esqueça, o autor é um psicanalista), a morte, as disputas por carinho/atenção, os conflitos entre irmãos/pais, etc.

Em cada conto, a criança procura se identificar com algum personagem, independentemente do sexo e, com isso, ela vai elaborando suas angústias e dilemas. Por isso, os contos de fadas não apenas divertem, mas esclarecem sobre si próprio e ajudam no desenvolvimento da personalidade da criança.

Além disso, cada um traz uma mensagem: Em "Os Três Porquinhos", a mensagem é que não devemos ser preguiçosos; em "João e o Pé de Feijão", a luta pela independência; em "Cinderela" e "A Branca de Neve", a busca pela individualidade etc 

É claro que o livro se aprofunda em cada conto, explorando ao máximo cada frase, cada detalhe, cada personagem, o que por vezes o torna cansativo.

Mas isso não deve ser empecilho para quem deseja conhecer um pouco mais desse universo fantástico e, especialmente, para quem deseja apresentá-lo a seus filhos, sobrinhos, alunos.

Boa leitura!

p.s. Meus contos favoritos foram Os Três Porquinhos, Cinderela, Branca de Neve, A Bela Adormecida, Rapunzel, A Bela e a Fera...e os seus? : )

2 comentários:

  1. Oi xará!!! Eu vim conhecer seu blog também...você também leu vários livros que li. Este foi um desses. Gostei muito, aachei que apresenta uma naálise bem profunda dos contos de fadas, que eu adoro!! BJ

    ResponderExcluir
  2. Paula,
    Ainda vou comprar um exemplar desse livro para ter em casa!
    bjos e...obrigada pela visita em meu blog!

    ResponderExcluir