domingo, 19 de agosto de 2018

O Labirinto dos Espíritos

Carlos Ruiz Zafón
Suma de Letras - 680 páginas

"Escrever é reescrever. A gente escreve para si mesmo e reescreve para os outros." 
(página 666)

Em 2011 li A Sombra do Vento e me apaixonei pela trama dos Sampere, família de livreiros que vive em Barcelona na época da guerra civil espanhola. Daí, emendei com as outras 2 obras da saga do Cemitério dos Livros Esquecidos e fiquei triste quando soube que a trilogia tinha acabado. Quer dizer, até então tinha mesmo, mas em 2016, Zafón escreveu este 4º livro e nos brindou com uma obra tão boa quanto a 1a: por causa dela varei várias madrugadas lendo, apesar de ter de acordar cedo no outro dia.

Se no primeiro livro temos a história de Daniel quando era um garoto e em O Prisioneiro do Céu e ele está recém-casado com Bea e tem um filho (Julián) de um aninho, aqui o garoto já está maior, mas ainda é bem novinho. 

Tudo começa com a aparição de uma jovem bonita e misteriosa (Alicia Gris) na livraria, procurando informações acerca de um autor chamado Víctor Mataix. Ela foi incumbida de descobrir o paradeiro de Maurício Valls, ministro da Educação, que desapareceu sem deixar pistas. 
Como ex-diretor da famosa penitenciária de Montjuic, Valls acumulou muitos inimigos ao longo dos anos. Tanto é que ele que sempre recebeu cartas com ameaças nesse período, sem saber de quem, mas agora o que ele mais temia estava para acontecer e ele ia pagar seus (muitos) pecados.

Com a descoberta do livro de Mataix, escondido na casa de Valls, Alicia soube que isso podia ser uma pista, mas não conseguiu conceber, naquele momento, a dimensão da importância dessa descoberta.

Meio a contragosto, Alicia ganhou um parceiro de investigação (Vargas). Ela já tinha seu modo de agir e não precisava de mais ninguém. Além disso, por causa de um acidente que sofreu quando era pequena, nunca se livrou das dores que insistiam em aparecer nos piores momentos.  Mas, como não teve jeito, aceitou trabalhar com ele.
Juntos, descobriram coisas horríveis da época da guerra (da qual ela também foi uma grande vítima) e, mais do que lutar contra o tempo para achar o ministro vivo, eles acabaram lutando para se manterem vivos. 

Por fim, nessa obra temos algumas respostas que ficaram em aberto: o que aconteceu com Isabella, mãe de Daniel? E David Martin? Em O Jogo do Anjo, conhecemos um pouco da história deles, mas nem tudo. Daniel descobre coisas difíceis de sua família e seu filho Julián se torna adulto com um sonho que pode mudar muita coisa para todos.

As reviravoltas no tempo e no espaço são características de Zafón: é pegar e não largar!

Boa leitura! :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário