domingo, 18 de junho de 2017

Ego transformado

Timothy Keller
Vida Nova - 48 páginas

"O ego vive chamando a atenção para si mesmo (...) 
Os sentimentos não podem ser feridos! É o ego que se sente machucado." (página 18)

Costumo brincar dizendo que o mundo de hoje é regido pela "umbigolatria": se meu umbigo está feliz (mesmo que aparentemente), faço o que quero, do jeito que quero, doa a que doer. 

Esse livrinho vai tratar justamente desse umbiguinho carente, que implora atenção: o ego.

Ao tomar como base o trecho da segunda carta aos Coríntios que vai do versículo 21 do capítulo 3 ao versículo 7 do capítulo 4, Tim Keller diz que, segundo Paulo, o motivo dos desentendimentos, da falta de paz no mundo e das inimizades entre as pessoas" é o orgulho e a vanglória.

A partir daí, ele passa a falar da condição natural do ego (que é vazio, dolorido, atarefado e frágil) e mostra que é possível transformá-lo.

"na tentativa de preencher o vazio e lidar com seu desconforto, o ego vive se comparando com outras pessoas. E faz isso o tempo todo." (pág.19)

Por fim, o autor fala da humildade que está por trás de um verdadeiro coração transformado: 

"Depois de conversarmos com alguém que tem a humildade do evangelho, o que impressiona é quanto essa pessoa se interessou por nós. Isso porque a essência da humildade resultante do evangelho não é pensar em mim mesmo como se eu fosse mais, nem pensar em mim mesmo como se eu fosse menos; é pensar menos em mim mesmo." (pág.34)

"A humildade verdadeira que brota do evangelho significa ter o ego satisfeito, não inflado." (pág. 35)

Quer saber mais? Então leia esse livreto: é  pequeno no tamanho mas, certamente, vai te edificar muito!

Boa leitura!

Obs: Do mesmo autor, li também Justiça Generosa e O Deus pródigo.

Um comentário:

  1. Excelente resenha! Fiquei com mais vontade ainda de ler o livro! Primeira vez que visito seu blog (através do Skoob), e pode ter certeza de que voltarei pra ler com mais tempo noutro momento.


    Que tal fazer uma visitinha e, se gostar, curtir minha página para acompanhar? Sou escritora iniciante e gosto de escrever poemas, reflexões e afins ;) www.facebook.com/prideluz/

    ResponderExcluir