quinta-feira, 29 de outubro de 2015

número ZERO

Umberto Eco
Editora Record - 208 páginas

"Quanto mais coisas uma pessoa sabe, menos coisas deram certo para ela." (página 20)

A trama se passa em Milão no ano de 1992. Um magnata, comendador Vimercate, decide criar um jornal (O Amanhã) para intimidar os poderosos da elite. Seu objetivo, porém, não é publicar o jornal de fato, mas mostrar a eles que ele tem informações valiosas para divulgar para o público caso não o aceitem como "membro" do clube da elite

Colonna, jornalista de 50 anos, separado, é chamado para trabalhar como assistente de direção de Simei, o intermediário do comendador, e deverá revisar os artigos dos outros 6 redatores convidados. 
Todos eles receberão 1 ano de salário e deverão trazer ideias que colaborem com o jornal: fatos que ficaram mal resolvidos, mal explicados ou que caíram no esquecimento, mas que podem complicar a vida de algumas pessoas ou grupos de interesse do comendador.

Quando, porém, os redatores começam a levantar os assuntos para as reportagens e, um deles, se aprofunda em questões que envolvem segredos da Segunda Guerra, de grupos secretos e do Vaticano, aí a coisa complica...

O autor não perde a oportunidade, também, de criticar a corrupção do governo e a acomodação do povo italiano, que se esquece facilmente dos escândalos e nada faz para mudar. 

Alguma semelhança com o que se passa por aqui?

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário