domingo, 6 de janeiro de 2013

Grandes esperanças

Charles Dickens (1812-1870)
Clássicos - Abril Coleções - 657 páginas 

"eu era muito covarde para fazer o que julgava correto, e fora muito covarde em não deixar de fazer o que julgava errado." (página 58)

Há alguns meses assisti na HBO a minissérie "Grandes Esperanças" e me apaixonei pela história de Pip, o pequeno órfão, criado pela irmã mais velha e seu marido Joe.

Recentemente, vasculhando minha biblioteca, achei o exemplar editado pela Abril e comecei a devorar no mesmo dia.

A narrativa é feita por um Pip maduro, que recorda sua infância pobre num vilarejo, ao lado da irmã, chata e rabugenta, e do cunhado, um ferreiro bom e ingênuo.

Sua vida muda quando ele passa a frequentar a casa da senhorita Havisham, uma mulher maluca e rica, que foi abandonada pelo noivo no dia do casamento e, desde então, nunca mais tirou o vestido de noiva. Seu papel é não apenas de fazer companhia a esta mulher, mas de brincar e servir aos caprichos maldosos de Estela, a filha adotiva.

"Tão forte foi o desprezo de Estela por mim, que tornou-se contagioso, e eu o peguei." (pág. 84)

Pip sempre teve um bom coração, inclusive quando foi ameaçado por em prisioneiro fugitivo e, mesmo assim, ainda o alimentou, pois percebeu que passava fome.

Muita coisa muda na vida do garoto, que um dia é presenteado com uma fortuna por um benfeitor - que desconhece quem seja - e passa a viver em Londres, como um cavaleiro. Agora, ele pode ter esperanças em ser alguém e conquistar a instável Estela.

Não vou contar mais pra não estragar as surpresas da obra, que não são poucas. Só lamento que a série tenha cortado trechos e personagens tão importantes, como a querida e amável Biddy, a moça que vai cuidar da irmã de Pip, quando esta adoece, e se apaixona por ele.

De qualquer forma, se puder assistir ao filme, depois da leitura do livro, vai se surpreender com a atuação da excelente Gillian Anderson como a senhorita Havisham.




Boa diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário