domingo, 7 de agosto de 2011

Exodus


Leon Uris
Record - 606 páginas

"Toda a minha experiência me diz que os judeus não podem ganhar [a guerra]. Mas, quando se vê o que eles fizeram com essa terra, a gente é obrigada a crer em milagres." Bruce Sutherland (página 456)

Uma amiga querida, a Alê, me emprestou esse livro e, logo de cara, vi que não era um livro qualquer.

Apesar de ser um romance, os fatos históricos narrados aconteceram de fato: as duas grandes guerras, o genocídio de milhões de judeus, a dispersão dos judeus pelo mundo, a declaração do Estado de Israel.

Os personagens, porém, foram criados para dar vida e voz a um povo que sempre lutou para existir na terra de seus ancestrais e ver seus filhos crescerem segundo os mandamentos de Deus.

Nesse sentido, quando lemos sobre Ari Ben Canaan, Kitty Fremont, Karen Clement, Dov Landau, David, Akiva, Barak e tantos outros personagens da trama, aprendemos a enxergar o dilema palestino com outros olhos. Aprendemos a enxergá-lo sob a ótica de quem teve sua casa tomada, sua família massacrada, seus direitos usurpados, mas que ainda confia num Deus que tudo pode, que ainda luta por sua terra e por sua história.

É impossível não se emocionar com a saída do navio Exodus para Palestina (lotado de crianças a bordo), com as histórias dos campos de concentração, com as perdas diárias...

Na verdade, cada página traz emoções fortes, sofridas e intensas. Haja coração.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário