quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Os quatro ventos


Kristin Hannah
Editora Arqueiro - 384 páginas

"Ali, sob o peso da infelicidade, o tempo se arrastava." 
(página 203)

Era 1921 e Elsa Wolcott estava prestes a completar 25 anos, sem nenhuma perspectiva de ter sua própria família e, pra piorar, não se sentia bem em sua própria casa. Os pais a tratavam diferente por ter adquirido febre reumática na adolescência e por não ter os atrativos físicos das 2 irmãs. Casamento era pouco provável, pois tinha passado da idade considerada adequada e já estava com o rótulo de "solteirona" pairando sob sua cabeça.

Então Elsa "fugia" e ia se refugiar nos livros e nas tramas envolventes que lá encontrava. Vivia as vidas que não poderia viver de outra forma.

Um dia, porém, ela conheceu um rapaz mais jovem que ela, de família italiana, e pareceu que sua vida, enfim, teria um novo rumo, um futuro promissor. Rafe Martinelli a levou pra casa e a integrou em um novo lar. Não foi fácil de início (gente, evitar spoiler é duro!), mas logo ela se sentiu acolhida pelos Martinelli e começou, inclusive, a trabalhar na propriedade da família em prol do novo lar.

Treze anos depois, a Grande Depressão chegou com seca e tempestades de areia em todo o Texas, acabando com tudo: plantações, criação de animais, reservas pessoais. Não havia comida, nem emprego e Elsa se viu obrigada a tomar uma decisão difícil para garantir a sobrevivência de quem ela amava.

Com uma trama envolvente, Kristin conduz a história de vida dessa mulher e você sente na pele cada dor, cada angústia, cada perda e, claro, cada pequena vitória.

Senti falta de ter informações finais, mesmo que fossem só para o leitor, de alguns personagens. Era como que, ao sair da vida de Elsa, saía da nossa também. Mas, talvez essa tenha sido a ideia: nos deixar sem saber o que aconteceu, nem como obter pistas, como muitas vezes é na vida real.

Vale a pena a leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário