domingo, 6 de agosto de 2023

Em busca de mim


Viola Davis
Ed BestSeller - 266 páginas

"Memórias são imortais. São imperecíveis e precisas. Têm o poder de dar alegria e perspectiva em tempos difíceis. Ou podem sufocar. Definir você de uma maneira que tem mais a ver com a percepção limitada das pessoas do que com a verdade." (página 16)

Ganhei esse livro maravilhoso dos meus colegas de trabalho e só digo uma coisa: eles me conhecem bem, porque eu simplesmente amei conhecer um pouco mais desse atriz talentosa e admirável!

Quando a gente vê um ator arrebentar nas telas não faz ideia do perrengue que foi pra chegar ali, agora imagina para uma mulher pobre e negra, que cresceu num lar instável, em meio à violência familiar? Sim, a vida de Viola não foi um mar de rosas e, por isso, ela nos fala como surgiu seu desejo pelos palcos e as lutas que enfrentou para chegar onde chegou, ganhando um Oscar, um Emmy e dois prêmios Tony, além de outras premiações.

"Existe um abandono emocional que vem com a pobreza e com o fato de ser negro. O peso do trauma geracional e da luta por necessidades básicas não deixa espaço para mais nada. Você apenas acredita que não passa de lixo." (pág.59)

"Quando você nunca teve o suficiente para comer, quando sua eletricidade e aquecimento foram cortados, não tem medo quando alguém diz que a vida será difícil. O fator medo estava minimizado para mim. Eu já conhecia o medo. Meus sonhos eram maiores que o medo." (pag 101)

Mas Viola superou seus traumas de infância e correu atrás do seu sonho: estudou muito e trabalhou muito, sem trégua, sem facilidades, sem ajuda. 

Acho interessante que muitos dos preconceitos que ela sentiu por ser pobre/negra eu senti na minha vida por ter deficiência física. É como se o roteiro da vida fosse escrito para contemplar só os brancos, ricos e com saúde. Fugiu um pouco disso, o preconceito aparece, velado ou descarado, mas aparece. Seja porque evitam te chamar para um papel (no caso dela) ou para uma reuniãozinha/festa. Tá todo mundo do círculos de amigos lá, menos você. Então, entendi e me solidarizei com ela em vários momentos. Mas a vida é isso, essa sucessão de alegrias e tristezas, conquistas e decepções, e só tem sentido quando você entende e sente que existe um Deus que olha por você e te ama do jeito que você é. Inclusive, é muito interessante a experiência de oração da Viola: foi feita com fé e Deus atendeu <3

"Mas o que foi que falei sobre a vida? Ela nunca para. Sempre temos esperanças de que tudo aconteça a nosso favor. Pelo menos é assim que as histórias se desenrolam nas telas. Podemos viver a vida buscando prazer e ótimos momentos, e podemos vivê-la esperando tragédias e tristeza. A vida existe em algum lugar no meio disso." (pág.227)

Boa leitura!

Aproveite e veja nesse link os livros mais vendidos no momento:Livros mais vendidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário