segunda-feira, 12 de junho de 2023

Véspera


Carla Madeira
Editora Record - 280 páginas 

"A consciência definitivamente não é um amanhecer. É luz elétrica encanada até um interruptor. Passa-se do escuro ao claro, sem nuances. (...) A consciência é a posse das evidências num gole. Tal qual a cara toma posse do soco." (página 123)

Há cerca de 1 ano li Tudo é rio, da mesma autora, e fiquei chocada com a história e com a forma que ela foi desvendando detalhes do acontecido. Confesso que quase larguei a leitura no meio, mas continuei e me surpreendi!

Agora, com Véspera, não foi diferente: um acontecimento chocante logo no começo vai ser o fio condutor da história de Caim e Abel. Sim, os nomes são iguais aos irmãos da Bíblia e isso foi motivo de desgosto pra mãe (Custódia), que queria que chamassem Pedro e Paulo, mas o pai (Antunes) mudou de ideia na hora de registrar e criou o caos na vida da família com essa decisão.

Os meninos cresceram muito unidos, mas com o tempo um deles se destacou mais: jogava melhor, tirava as melhores notas, era mais querido na escola. Os sentimentos e comportamentos de ambos são desenhados pela autora de uma forma que você passa a entender os motivos dos acontecimentos.

"A confirmação de uma suspeita é sempre um excesso de realidade." (pág.194)

No paralelo, vamos acompanhar como foi a vida de Abel, depois que se casou, e a tragédia - que poderia ter sido evitada? - que assolou sua vida. Há coisas que poderiam ser evitadas de "véspera" ou tudo tinha que acontecer? 

Pra variar, eu faria uma pequena no mudança no capítulo final, suavizando um pouco o desfecho. Mas isso é coisa minha, que sempre mergulho fundo nas tramas e, claro, encontro outros meios de terminá-las.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário