domingo, 18 de julho de 2021

Pachinko


Min Jin Lee
Ed Intrínseca - 528 páginas

"Sou muito grato por esse trabalho (...) 
O Senhor proverá." (pagina 138)

Comprei esse livro por indicação de duas amigas (achei muita coincidência!) e posso dizer que ele entrou para a lista dos meus preferidos!

Tudo começa na Coreia, início do século XX, numa ilha chamada Yeongdo, com Hoonie, aleijado dos pés, que se casa com Yangjin, graças ao arranjo de uma casamenteira. Sim teve arranjo, afinal nenhuma família decente ia deixar sua filha se casar "com alguém com deformidades, já que essas coisas passavam inevitavelmente para as gerações seguintes." (pág 13). 

Mas Hoonie teve sorte pois a jovem casou com ele e o amou. Tiveram filhos e apenas uma filha sobreviveu, Sunja. Ela nasceu perfeita e era a vida de seu pai! Viviam numa ilha e alugavam quartos para os pescadores locais. A vida era simples e paradisíaca e o destino de Sunja seria se casar e morrer por ali. 

Porém, um dia ela conheceu Hansu em Busan, cidade próxima onde ia fazer compras de mercado, e se encantou pelo homem mais velho, bem vestido e cheio de cuidados, que a acudiu de um incidente com moleques japoneses. Conversaram, passearam na praia e, de repente, ela se viu apaixonada por ele. Tudo podia ser perfeito, mas não foi e a vida de Sunja mudou do dia para noite. Quando ela deu por si, estava casada, no Japão, sem saber falar a língua e tendo de lutar para sobreviver.

Perdas, dores, lutas, nascimentos, mortes, encarceramento, fé. A realidade de Sunja e dos seus entra num verdadeiro redemoinho, numa época de guerra, de falta de comida e sem perspectiva de futuro! 

Mas o futuro chega e com ele, conhecemos a vida dos seus descendentes: filhos e netos. Conhecemos também um pouco do pachinko (salões de jogos), que entrou na vida da família para ser o ganha pão, trazendo consigo desconfiança de alguns e preconceito de outros.

Se eu contar mais (e dá vontade!), vou entregar muito spoiler, o que abomino! Só dou o gostinho das primeiras páginas para incentivar a leitura dessa obra sensível e encantadora!

Vale a pena a leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário