quinta-feira, 11 de maio de 2017

Justiça Generosa

Timothy Keller
Ed Vida Nova - 208 páginas

"A Bíblia é, do começo ao fim, um livro dedicado à justiça no mundo (...) Ela nos oferece tudo que precisamos - motivação, orientação, alegria íntima e poder - para vivermos uma vida justa." (página 15)

Esse livro é, do começo ao fim, um incentivo para que os cristãos arregacem as mangas e comecem a trabalhar, de fato, em prol dos mais vulneráveis, a saber, os pobres, os doentes, os órfãos, as viúvas e os estrangeiros.

"Se nós, os crentes em Cristo, não honramos os clamores e necessidades dos pobres, deixamos de honrar a Deus." (pág 29)

Podemos ajudar em 3 dimensões: assistência, desenvolvimento e reforma social.

"Assistência é a ajuda direta que supre as necessidades física, material e financeira logo de início." (pág 122)

" Desenvolvimento significa oferecer a indivíduos, famílias ou comunidades inteiras aquilo de que precisam para se tornarem independentes da assistência e alcançar condições de autossuficiência econômica." (pág 123)

Por fim, a reforma social é o passo seguinte, quando o conjunto das ações de desenvolvimento se espalham e beneficiam todo um grupo ou comunidade, com mudanças estruturais de comportamento e modo de vida.

O autor levanta questões interessantes sobre evangelismo, assistencialismo, dedicação, formas de ajuda e outros temas que nos fazem refletir sobre nosso papel, independentemente do tamanho da igreja que frequentamos, ou da nossa disponibilidade. Sempre há algo a ser feito.

"...o evangelho produz interesse pelo pobre e as obras de justiça dão credibilidade à pregação do evangelho. " (pág 142)

É um ciclo: por você ter sido amado por Deus, você ama. E por amar, você faz. E, fazendo, você legitima aquilo que prega.

"Evangelismo é o ministério mais básico e radical possível para o ser humano. Isso é verdade não porque o espiritual é mais importante do que o físico, mas porque o eterno é mais importante do que o temporário." (pág 142)

E aí, se animou a fazer mais pelo próximo?

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário