segunda-feira, 23 de março de 2015

As Crônicas de Gelo e Fogo: A Dança dos Dragões - Livro 5

George R.R. Martin
Leya - 870 páginas

"Todo tolo gosta de ouvir que é importante."
(Tyrion Lannister, página 376)

Nesse volume, voltamos um pouco no tempo para saber o que aconteceu com Jon Snow, Tyrion, Daenerys, Davos, Stannis e Theon Greyjoy  que, em O Festim dos Corvos, tinham "desaparecido" da trama.

Jon Snow teve muitas perdas e precisa tomar uma decisão de vida ou morte, que envolve uma possível aliança com os selvagens.

Theon Greyjoy sobrevive como o cão de Ramsay Bolton e ganha o nome de "Fedor". Seu patrão, por sua vez, irá se casar com uma moça de linhagem nobre. Theon sabe a verdade a respeito da pretendente, mas terá coragem para fazer o que deve ser feito?

Daenerys vive como rainha em Meereen e decide as causas de seus "filhos" até que precisa tomar uma decisão importante: com quem deve se casar? Com seu amado Daario Naharis ou Hizdahr zo Loraq, que lhe promete a paz no reino? Ou o melhor seria escolher o jovem Quentyn Martell?

"Conte-me as coisas que a deixam feliz, as coisas que a fazem dar risada, todas as suas mais doces lembranças. Recorde-me que ainda há bondade no mundo."
(Daenerys Targaryen - pág.571)

Stannis não desiste de conquistar seu reinado e enfrenta a pior nevasca de sua vida para dominar os Bolton e tomar Winterfell. Será que irá conseguir?

E Victarion, das Ilhas de Ferro, irá sobreviver às tempestades no mar?

De Sansa, não temos notícias, mas de Arya sim. Pouca coisa, já que está em Bravos, servindo a Casa do Preto e Branco.

E o anão? Ah, ele aparece viajando pelos mares distantes de Bravos, Volantis e outros lugares distantes até que precisa tomar uma decisão difícil, mas vital.

Cersei aparece no final e precisa arcar com as consequências de seus atos. Mas, como ela tem o sangue dos leões, já dá pra imaginar o quanto ela irá lutar para se levantar e seguir em frente.

As traições, guerras e as disputas pelo poder continuam de forma mais que intensa e cruel, prendendo o leitor na leitura do começo ao fim.

Como bem disse Jojen:

"Um leitor vive mil vida antes de morrer. O homem que nunca lê vive apenas uma." (pág. 388)

Aqui, literalmente, vivemos essas mil vidas. E como!

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário