quarta-feira, 9 de julho de 2014

O Chamado do Cuco

Robert Galbraith
Ed Rocco - 447 páginas

"A infeliz pulou. Não tinha ninguém lá. Sua suposta testemunha estava entupida de cocaína..." (página 13)

Lula Landry, modelo de sucesso, é encontrada morta na frente de seu prédio, numa madrugada gelada de Londres.
3 meses depois das investigações, a polícia finaliza o inquérito com o motivo: suicídio. O irmão adotivo de Lula, John Bristow, inconformado, decide contratar um detetive particular: Cormoran Strike, antigo colega de classe de outro irmão, que falecera quando criança num acidente.
No começo, Strike reluta em aceitar o caso, mas depois aceita. Não podia ter o luxo de recusar trabalho num momento de dificuldades financeiras. Ele tinha acabado de romper com a noiva, sair da casa dela e estava dormindo no próprio escritório.
Com a ajuda de Robin, sua nova secretária temporária, ele avança nas investigações e vai descobrindo muita coisa errada - e suja - entre todos os que a cercavam: amigos, vizinhos e parentes.
E o fato vem à tona: Lula não se matou e o assassino está solto, pronto para agir novamente.

Trata-se de uma história envolvente de J.K. Rowling (a verdadeira autora, que usou um pseudônimo para publicar a obra), que tem todos os elementos de uma boa trama policial, a começar do detetive Cormoran, um ex-combatente de guerra, que perdeu uma perna em conflito, e anda graças a uma prótese ortopédica. Filho bastardo de um ator famoso, não usa do sobrenome para conseguir o que quer, pelo contrário: se esforça para conseguir tudo por seu próprio mérito.

Quando li Morte Súbita, primeiro livro adulto de Rowling pós-Harry Potter, me decepcionei muito e estava receosa em ter outra decepção. Ainda bem que dei uma segunda chance para ela e me enganei. A magia de Hogwarts voltou.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário