quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Fuga da Coréia do Norte

Uma busca desesperada por alimento, amor e vida
Paul Estabrooks

(Ed Portas Abertas - 165 páginas)

"Quem já desfrutou a liberdade deve refletir seriamente sobre o que deve ser para os que não tem esse privilégio." (Pil Soo Lim, norte-coreano - pg 138)

Atualmente a Coréia do Norte voltou a aparecer no noticiário graças aos rumores de sucessão de Kim Jong-il, doente, que prepara seu filho e irmã.

Mas pouco se fala ou sabe da condições em que vivem os norte-coreanos.

Esse livro conta a história de vida de Pil Soo Kim (Peter), sua esposa Myung Hee Kim (Maria) e seus 2 filhos pequenos na Coréia no Norte. Com a falta de comida, restou à família comer sopa de relva, colhida na montanha, e ao pai arriscar sua vida em busca de sobrevivência.


As promessa de fartura e comida feita pelo "Grande Líder" (Kim Il Sung) e depois por seu filho se mostraram falsas e o povo, cada vez mais, passou a sofrer os efeitos disso, com fome, frio e doenças. A morte era - e é - uma constante e as rações distribuídas não são suficientes para matar a fome por 1 mês inteiro; duram, se muito, 5 dias.

Um dia, porém, Pil conheceu um missionário cristão através de um amigo, fugiu para a China atravessando o gelado rio Tunem, e foi em busca de comida. Lá ele encontrou não só o alimento para o corpo, mas o alimento para o espírito, que é a vida em Jesus. A partir daí, sua vida passou a ter um significado e ele viveu grandes experiências de livramento e vitória.

O livro conta como é a realidade na Coréia, o que o governo diz (e faz), como a liberdade é cerceada em tudo e a diferença que os cristãos têm feito na vida daquelas pessoas.

É imposível não se emocionar com a história de vida dessa família, mas a nossa alegria é saber que Deus ama a todos e está usando pessoas ao redor do mundo para ajudar os norte-coreanos e outros povos oprimidos.



Boa leitura!

6 comentários:

  1. Já li esse livro.
    Existem condições de vida na Coréia do Norte inimagináveis para nós ocidentais.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante esse livro. É sabido que as condições dos norte-coreanos não são boas e tendem a piorar com a sucessão de Kim Jong-li...
    Temos que dar graças a Deus por temos o que temos aqui...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulinha,

    Com certeza este livro é uma boa dica de leitura, conhecer uma cultura totalmente diferente da nossa e as suas péssimas condições de vida.
    O Samuel tem toda razão quando fala que temos que agradece pelo fato do nosso país não ter um regime tão ditador assim.

    Tenha um ótimo final de semana!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Paulinha,
    Lembrando Leonardo Boff: "... começamos um dia a nascer mas ainda não acabamos de nascer porque ainda não estamos prontos. Estamos sempre na gênese de nós mesmos, trabalhando, sofrendo, nos alegrando, nos frustrando, estabelecendo relações, amando e criando sentidos para a nossa curta passagem por este pequeno planeta. Vamos nascendo lentamente, em prestações até acabar de nascer..."
    É o abençoado e verdadeiro nascimento da família de Pil!

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a Deus pela liberdade que temos nesse país que, apesar de não ser perfeito e ter de melhorar muito, é uma democracia.

    Deus nos abençoe a todos!

    ResponderExcluir