domingo, 8 de agosto de 2010

Oração: cartas a Malcolm

C.S Lewis (1898-1963)
Editora Vida - 157 páginas


"Deve-se aprender a caminhar antes que se possa correr. Nós não devemos ser capazes de adorar a Deus nas ocasiões mais ilustres se não adquirimos o hábito de fazê-lo nas mais triviais."


Quem é fã dos livros das "Crônicas de Nárnia", como eu, sabe: C.S. Lewis é "o cara" para nos envolver com simplicidade ao falar de coisas do reino de Deus.


Mas esse é um livro diferente por vários motivos. Os capítulos são, na verdade, várias cartas escritas a seu amigo Malcolm, com pensamentos e teorias (se é que podemos dizer assim) sobre oração.


Cada capítulo-carta aborda um aspecto da oração: quando fazer? Como saber que ela é importante a ponto de merecer uma súplica? Como ele enxerga o Pai Nosso? E os livros de orações (comuns na época), são válidos? O que é ser religioso? Qual "eu" deve aparecer na oração? Por que é mais fácil orar pelos outros? Purgatório existe? Como ele vê a ressurreição? Orar é sempre bom? Por que nos distraimos muitas vezes?


Uma ressalva a fazer é que Lewis menciona muitos autores, eruditos, conhecidos contemporâneos e as leituras explicativas dos rodapés passam a ser obrigatórias, tornando-se, por vezes, cansativas.

Além disso, ele muda de assunto sem concluir o raciocínio anterior, em algumas partes. Mas, como estamos lendo "cartas", pode estar aí a justificativa para alguns desses "lapsos".

O livro tem uma premissa interessante , é bom mas...ainda fico com Nárnia e outras obras dele, como A anatomia de uma dor, Milagres e O problema do Sofrimento.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário