sábado, 29 de maio de 2010

Como Treinar o seu Dragão

Cressida Cowell
Ed Intrínseca - 224 páginas

Esse livro é uma graça e vai agradar toda a família!

Ao invés de Asterix, Obelix, Ideiafix e cia, entram em cena outros heróis vikings: Soluço, Stoico, Impiedoso, Banguela.

Tudo começa quando Soluço Spantosicus Strondus III, filho do grande chefe Viking Stoico, se prepara para capturar seu 1º dragão e se tornar, definitivamente, um membro da tribo Viking (Hooligans Cabeludos).

O menino de 10 anos e mais 9 "amigos" tem de passar por um teste militar de 3 fases e, como ele é o mais baixo, magro e...fraco, acaba sendo motivo de bullying dos demais, com exceção de Perna de Peixe, seu amigo de verdade.

Ao criar a Ilha de Berk, onde vivem vikings com seus costumes e lendas, a autora nos faz viajar e rir das situações absurdas pelas quais os garotos são obrigados a enfrentar, tais como: a busca pelo dragão-bebê na "creche" da caverna; a forma de educar os bichos; as competições do Dia de Thor (hilárias) etc

O livro é todo ilustrado, com desenhos feito à mão, com grafite.  Parece que foi sendo escrito e rabiscado ao mesmo tempo, o que faz a leitura fluir deliciosamente.

Ao valorizar o diálogo e a criatividade, em detrimento dos gritos e brigas, são destacadas atitudes positivas para a garotada, sem cair no senso comum das lições de moral.

O dragão Banguela, bichinho de Soluço, apesar de egoísta, tem uma atitude totalmente altruísta, quando menos se esperava dele e tudo porque o menino soube como tratá-lo.

Enfim, para quem quer presentear um pré adolescente (como é meu caso), trata-se de uma excelente leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário