domingo, 23 de fevereiro de 2025

A paciente silenciosa


Alex Michaelides 
Editora Record - 364 páginas


"Isso aqui vai ser um registro prazeroso de ideias e imagens que me inspiram artisticamente, coisas que têm algum impacto criativo em mim. Nada de ideias malucas."(página 11)

É através do diário de Alicia Berenson, uma pintora famosa, e do relato do seu psicoterapeuta Theo Faber que vamos nos inteirando do que aconteceu naquele fatídico dia 25 de Agosto, quando Gabriel, um renomado fotógrafo de moda, foi assassinado em casa e a culpa recaiu sobre Alicia, sua esposa.

Como ela não confessou e nem falou nada desde o começo, foi julgada, de certa forma, como louca, e levada a um hospital psiquiátrico judiciário em Londres.

Seus quadros ficaram valorizados e o último que ela pintou, logo após o assassinato, ganhou o nome de Alceste, nome da heroína de um mito grego, e representava um mistério: haveria alguma mensagem oculta naquela obra?

Ela estava internada há cerca de 6 anos, quando surgiu uma vaga de psicoterapeuta e Theo foi escolhido para ocupar a cadeira. Seu objetivo era se aproximar dela e tentar fazê-la falar, afinal o que de fato aconteceu naquele dia? Ele tem certeza que é a pessoa certa pra fazê-la falar, mas será que ele está pronto para o que está por vir?

Essa obra é um thriller maravilhoso, cheio de surpresas, que te prende do começo ao fim, pois vamos nos envolvendo com o dia a dia do hospital e conhecendo mais da vida da pintora antes da tragédia pelo diário. 

Vale a pena a leitura!