sábado, 2 de maio de 2020

O evangelho maltrapilho

Brennan Manning
Ed Mundo Cristão - 224 páginas

"embora seja verdade que a igreja deva sempre se dissociar do pecado, ela não pode jamais ostentar qualquer desculpa para manter qualquer pecador a distância."
(página 29)


Esse é um livro que transborda graça e misericórdia. Não prega barganha, sacrifícios, muito menos perfeição. Ele fala pura e exclusivamente da salvação pela graça em Jesus.

Somos imperfeitos e mesmo assim, somos amados por Deus!

"Ele é o único Deus jamais conhecido pelo homem que ama os pecadores." (pág.20)
"Quando sou honesto, admito que sou um amontoado de paradoxos. Creio e duvido (...) Honesto e ainda assim insincero (...)
Viver pela graça significa reconhecer toda a história da minha vida, o lado bom e o ruim...
" (pág 25)


Não devemos viver por obras, nem confiar em nossos ideais pois vamos falhar! Nossa confiança é no amor de Deus, que deu seu filho por mim e por você, por amor.

"O evangelho declara que, não importa quão dedicados e devotos sejamos, não somos capazes de salvar a nós mesmos." (pág 78)

"Evangelizar uma pessoa é dizer a ela: você também é amado (a) por Deus no Senhor Jesus." (pág.124)

Somos maltrapilhos, basta olhar no espelho pra conferir. Nos maquiamos para sermos aceitos, nos disfarçamos para passar uma boa imagem, tentamos nos enganar... mas no fundo, somos vacilantes, fracos, pobres, limitados, cansados, somos vasos de barro. E, com Jesus, devemos nos deixar quebrar nas mãos do oleiro para sermos transformados dia a dia. 
Só nEle encontramos força, segurança, graça e amor para seguir na caminhada cristã.

"O cristianismo autêntico deveria conduzir à maturidade, à personalidade, à realidade. Deveria moldar homens e mulheres que vivam integralmente vidas de amor e de comunhão." (pág. 139)

E como lidar com o sofrimento e a morte, ainda mais nesses tempos que estamos vivendo?

"Jesus responde: o reino do meu Pai não pode ser vencido nem mesmo pela morte (...) nenhuma perda é duradoura, nenhuma derrota mais do que transitória, nenhum desapontamento conclusivo (...) Nenhum mal pode resistir à graça para sempre." (pág 200)

"(...) a esperança cristã permanece firme e serena, confiante mesmo diante da câmara de gás, mesmo diante do câncer terminal*(...) E se morrermos? Jesus também morreu, e se Jesus morreu, cremos que ele agora vive, e que viveremos nós também." (pág.170)

Eu creio. E você?

Boa leitura!


* meu pai passou por isso: teve um câncer, conheceu Jesus, foi transformado, deu testemunho e, depois, foi morar com o Pai. Foi em paz, sereno e firme, pois conheceu seu Salvador e Senhor em sua graça,amor e misericórdia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário