domingo, 30 de junho de 2019

Em busca de sentido

Viktor E. Frankl (1905 - 1997)
Editora Vozes

Ouso dizer que nada no mundo contribui tão efetivamente para a sobrevivência, mesmo nas piores condições, como saber que a vida da gente tem um sentido.Há muita sabedoria nas palavras de Nietzsche:"Quem tem por que viver suporta quase qualquer como." (página 129)

Estava para ler esse livro há algum tempo e, como estou me recuperando de uma cirurgia, resolvi botar em dia minha lista de leituras. Confesso que essa foi bem difícil, pois sempre que leio algum relato pessoal acerca dos campos de concentração da 2a Guerra, sofro junto com o autor. É difícil conceber que a maldade humana não tem limites, de forma gratuita.

Mas esse livro não traz apenas relatos da guerra a partir do ponto de vista do autor, que é um psicólogo judeu. Ele tem uma segunda parte que é sobre a "logoterapia", ou seja, na busca de sentido na vida da pessoa.
A partir daí, ele tenta resumir sua teoria de 11 volumes em cerca de 100 páginas, com vários exemplos, sejam de prisioneiros ou capatazes. Aliás, essas atribuições não significavam muita coisa, quando se falava em bondade. Havia colegas maus, que entregavam os que deveria defender e líderes da SS que mantinham sua humanidade. Podiam ser poucos e raros, mas existiam e ele dá alguns exemplos.

Enfim, é uma obra riquíssima, pesada, dura, cheia de relatos que, com certeza, vai fazer você refletir sobre seus problemas e sofrimentos, buscando uma nova perspectiva de sentido. 

Boa leitura!





Um comentário:

  1. Seu comentário me deixou com vontade de ler esse livro, apesar de se tratar de uma historia dramática. Sei que seus comentários são sempre muito pertinentes, amiga! Bjs

    ResponderExcluir