quinta-feira, 4 de junho de 2015

Cristianismo puro e simples

C.S.Lewis (1898-1963)
Martins Fontes - 300 páginas

"As pessoas boas conhecem tanto o bem quanto o mal; as pessoas más não conhecem nenhum dos dois." (página 123)

Esse livro foi fruto dos programas de rádio de C.S.Lewis na BBC, numa época de guerra (entre 1942 e 1944). Seu objetivo não era converter as pessoas para a denominação da igreja que frequentava, mas explicar e defender sua fé em Jesus Cristo.

Sendo assim, ele fala da natureza humana, da crença e da conduta dos cristãos. Fala também da trindade divina, do tempo de Deus e o que significa ser uma nova criatura.

"Se descubro em mim um desejo que nenhuma experiência deste mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é que fui criado para um outro mundo." (pág. 183)

"Todos os dias são "agora" aos olhos de Deus." (pág. 227)

"O Pai se compraz no Filho; o Filho, cheio de admiração, modela-se no Pai." (pág. 231)

Com simplicidade e com muitos exemplos próximos à realidade do ouvinte da época, ele fala sobre dor, perdas, amor, fé, esperança, pecado, perdão e outros temas relevantes e universais.

"O amor (...) é uma unidade profunda, mantida pela vontade e deliberadamente reforçada pelo hábito..." (pág. 144)

"nada faz o homem sentir-se tão superior aos outros quanto o fato de poder movê-los como soldadinhos de brinquedo." (pág. 164)

"Foi quando os cristãos deixaram de pensar no outro mundo que se tornaram tão incompetentes neste aqui." (pág. 179)

"O inimigo apela à nossa vaidade, preguiça e esnobismo intelectual..." (pág. 61)

"A fé (...) é a arte de se aferrar, apesar das mudanças de humor, àquilo que a razão já aceitou." (pág. 187)

É pra ler e se deleitar.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário