sábado, 28 de setembro de 2013

Cartas de um diabo a seu aprendiz

C.S.Lewis (1898-1963)
Martins Fontes - 202 páginas

"Há dois erros semelhantes mas opostos que os seres humanos podem cometer quanto aos demônios. Um é não acreditar em sua existência. O outro é acreditar que eles existem e sentir um interesse excessivo e pouco saudável por eles." (página IX)

Conheci C.S. Lewis na minha adolescência, lendo um dos livros das Crônicas de Nárnia: O leão, a feiticeira e o guarda-roupas e foi paixão à primeira vista. Li e reli várias vezes desde então.

Amigo de J.R.R.Tolkien, esse irlandês foi ateu durante muito tempo até se converter em 1929. A partir daí, escreveu grandes obras, reconhecidas mundialmente, com alegorias cristãs, de forma lúcida, brilhante e bem-humorada.

Essa obra, em especial, seria cômica, se não fosse trágica. Usando de muita ironia, o autor mostra como o diabo usa artimanhas para nos desviar do Caminho: tio Fitafuso é um diabo que escreve cartas para seu sobrinho Vermebile com dicas de como ele deve agir para fazer tropeçar o rapaz de quem é responsável:

"Faça com ele seus pensamentos flutuem (...), esforce-se para alcançar a decepção (...) fortaleça o hábito da irritação mútua (...)" (pág.7)

Procure "solapar a fé e evitar a formação de virtudes" (pág 22).
"...queremos um homem atormentado pelo Futuro..." (pág. 76).

Estimule "o medo apavorante e o excesso de confiança..." (pág.73)

Impossível não se reconhecer em comportamentos indesejados que, sem querer, alimentamos em situações de estresse ou pressão, e justificamos como "exceções", resultantes do cansaço e da vida corrida.

Mas tio Fitafuso tem paciência em desvirtuar seus pupilos e explica isso ao seu sobrinho:

"...o caminho mais rápido para o Inferno é aquele que é gradual..." (pág. 60)

" [faça-o] percorrer toda a vizinhança em busca da igreja que "combina" com ele, até que ele se transforme num degustador, num connoiser de igrejas." (pág. 79)

Se você tem mais explicações para seus "pequenos pecados" do que há algum tempo, pode ser que esteja dando ouvidos aos Vermebiles da vida. Ainda bem que dá tempo de mudar.

Excelente leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário