J.R.R.Tolkien (1892-1973)
Martins Fontes - 300 páginas
"Estou procurando alguém para participar de uma aventura que estou organizando, e está muito difícil achar alguém."
(Gandalf para Bilbo Bolseiro - página 4)
Assim começa a saga de Bilbo e de treze anões, liderados por Thorin e o mago Gandalf, em busca do tesouro da Montanha Solitária.
Sabendo que o caminho não seria fácil e que precisavam de um "ladrão" pra empreitada, Gandalf escolheu Bilbo para acompanhá-los.
Pra quem conhece um pouco de Tolkien, sabe que orcs, elfos, homens, anões, hobbits fazem parte desse mundo fantástico e não convivem de forma harmoniosa, logo é de se esperar batalhas, emboscadas, traições, lutas épicas de forma intensa do começo ao fim.
"Não há trilhas seguras nesta parte do mundo." (Gandalf - pág. 136)
Pra quem viu o filme, não vai encontrar uma linha sequer, falando da bela elfa Tauriel (vivida por Evangeline Lilly). Ela entrou pra dar um toque feminino na trama da telona (assim como a rainha Galadriel, que foi "importada" do Senhor dos Anéis para uma aparição rápida).
Os capítulos que contam de como Bilbo se apoderou do anel de Gollum e de como ele enfrentou o grande dragão Smaug são os melhores. Os diálogos, impagáveis.
Diferentemente do filme, o livro não tem enrolação: a viagem dos nossos amigos é cheia de aventuras e, de uma forma que só Tolkien pode fazer, você se vê lá no meio, lutando com eles e se emocionando também.
Vale a pena a leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário