Clarice Pessato
Ed Imprensa Livre - 208 páginas
"Foi no dia 22 de Novembro de 1981, numa tarde de domingo, num momento quando a fortaleza que revestia minha vida se desfez e tudo que eu confiava desabou, o teto caiu, o chão foi tirado debaixo dos meus pés e as paredes desmoronaram; tudo que acreditava se tornou falso, o infinito se tornou finito, o que parecia permanente se desfez e o poder se tornou fraqueza." (página 17)
Assim começa o relato de Clarice em sua biografia: aos 18 anos ela ficou tetraplégica, devido a um sério acidente automobilístico na estrada.
Mais velha dos três irmãos, Clári era uma jovem sonhadora, que estava na faculdade e planejava se casar com o namorado da pequena cidade de Arvorezinha, no interior do RS. Tudo caminhava para isso, até que houve o acidente.
No começo, veio a negação, como era possível ficar assim para sempre? Com força de vontade e fisioterapia, ela lutaria para voltar a andar. Depois, veio a fase de adaptação, como se fosse provisória. Mas uma hora a ficha caiu e aí ela teve que enfrentar a nova realidade.
Como retomar a vida do ponto em que ela parou? É possível estudar e trabalhar nessa situação? Como as pessoas vão reagir?
Clarice conta sua experiência de vida e é impossível não se emocionar com cada obstáculo e cada vitória (sim, ela conseguiu grandes conquistas!).
De onde ela tirou forças pra tudo isso? Da única forma possível: através de sua experiência com Jesus. O sorriso nos seus lábios nasceu daí, sua alegria passou a contagiar a todos que a cercavam e ela se tornou sal e luz nesse mundo de aparências e vaidades.
"...nós podemos ser bem-aventurados mesmo com a adversidade presente em nossa vida..." (pág. 170)
Não tive nem metade dos sofrimentos físicos dela, mas sei o que é sentir dor, parar de andar, passar dias numa UTI e ver seus sonhos desmoronados. Sei também como é sentir a verdadeira Paz, como é sentir alegria em um leito de hospital...
É algo inexplicável! Só quem sente sabe e transborda. E quem está ao redor percebe e é abençoado.
"A nossa história não acaba no ponto final de um livro, e o final feliz é muito mais profundo que "...e foram felizes para sempre". Entender que da tristeza podemos tirar alegria, que as perdas podem se tornar ganhos e que a derrota pode se transformar em vitória, é um trabalho que só um Deus de amor pode fazer." (pág. 18)
Minha oração é para que você, assim como eu e a Clarice, conheça esse Deus e caminhe em Paz e alegria com ele em toda e qualquer situação.
Leitura mais que recomendada; é obrigatória!
Que testemunho!
ResponderExcluirE o melhor: me tornei amiga (mesmo que virtual) dela! Um encanto de pessoa!
Excluir