William Shakespeare (1564-1616)
Clássicos Abril Coleções - 597 páginas
Essa edição contempla 3 das 7 tragédias do grande escritor inglês, cujo tema é o mesmo, conforme Bárbara Heliodora: "como o homem enfrenta o mal que sempre existe e o que o mal faz dele".
1. HAMLET
Trata-se de um drama familiar e político, que se desenrola a partir da aparição do fantasma do rei ao seu filho Hamlet, príncipe da Dinamarca. O motivo? O fantasma confessa ao filho que foi envenenado por Claudio (tio de Hamlet), o atual rei e atual marido de Gertrudes (mãe de Hamlet).
A partir daí, o jovem se faz louco e quase não sobra gente prá ter história prá contar!
Destaque especial para o diálogo de Hamlet e Horácio com os coveiros.
Se você acha que a obra se resume ao "ser ou não ser" ou ao famoso bordão "há algo de podre no reino da Dinamarca" precisa ler a obra toda.
2. REI LEAR
Rei Lear, o rei da Grã Bretanha, decide dividir o reino em 3 e dar as partes para as filhas Goneril, Regan e Cordélia. Para isso, pede para que cada uma fale sobre seu amor ao pai. As mais velhas o bajulam, mas a caçula fala a verdade, com amor. O rei, sem perceber o verdadeiro amor desta, se irrita, divide o reino em 2 partes e deserda Cordélia.
O rei da França aceita casar com Cordélia, pois "ela é um dote em si" (verso 241) e partem.
Tudo podia acabar por aí, mas aos poucos as filhas mostram quem realmente são ao impor limites às vontades do pai. Este descobre, tarde demais, quem foi a filha que verdadeiramente o amou...
Em paralelo, outras histórias se entrelaçam à trama principal, como a do fiel conde de Kent e a do conde de Gloucester e de seus 2 filhos, Edgar (legítimo) e Edmund (bastardo).
Traição, ambição, erro de julgamento, arrependimento, dor, amor e morte. Todos esses ingredientes aparecem nessa tragédia, que é considerada "a definitiva" obra-prima de Shakespeare.
3. MACBETH
Tudo começa quando 3 bruxas prevêem o futuro de Macbeth, primo do rei Duncan (rei da Escócia).
Ao ver que as bruxas acertaram as 2 primeiras previsões em curto espaço de tempo, Macbeth planeja matar o rei para que a terceira ("um dia [você] há de ser rei!") também se cumpra logo.
Sendo assim, Macbeth e Lady Macbeth planejam a morte do rei quando esse se encontra hospedado em sua casa e decidem culpar os guardas. O rei é assassinado e, a partir daí, para encobrir falhas do meio do caminho, muitas mortes acontecem.
Loucura, ambição ao poder e culpa são tratados nessa tragédia de forma que só um mestre como ele é capaz.
Boa leitura!
Estou fazendo esta coleção, é maravilhosa, apesar de ainda não ter conseguido sair do Crime e Castigo, mas é de uma qualidade primorosa.
ResponderExcluirNão me arrependo nem um pouco
Meu Deus! que show!
ResponderExcluirQue demais.
ResponderExcluirDas três peças eu li Hamlet na adolescência e assisti, recentemente, Macbeth (com Daniel Dantas e Renata Sorrah) e foi demais... A peça teve 3 horas de duração...
Mas foi demais..
Parabéns, querida amiga.
Beijos
Amigos,
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo retorno : )
A leitura é uma viagem solitária e compartilhar um pouquinho daquilo que vivi (e vi!) é uma alegria... Por isso, fiquem à vontade para embarcar nessa comigo mais vezes.
Afinal, a viagem nunca termina...
Lindo seu blog!
ResponderExcluir